Devir vai publicar Black Dossier, de Alan Moore, em até três meses - Balaio Pop

Home >> Quadrinhos >> Devir vai publicar Black Dossier, de Alan Moore, em até três meses

Devir vai publicar Black Dossier, de Alan Moore, em até três meses

23 de agosto de 2016 | Por: Alexandre Postigo

liga-black-dossier-01

Já sei o que pedir de Natal. The League of Extraordinary Gentlemen: The Black Dossier, espécie de enciclopédia multimídia sobre os personagens da série Liga Extraordinária, será publicada no Brasil em até três meses pela Devir. É o que afirma Douglas Quinta Reis, um dos fundadores da editora, aqui.

Liga Extraordinária é uma série em quadrinhos escrita por Alan Moore e desenhada por Kevin O’Neill que mostra personagens famosos da literatura, e alguns nem tanto, atuando lado a lado. Há de tudo: Homem-Invisível, o Monstro (de O Médico e o Monstro), Allan Quatermain (de As Minas do Rei Salomão), marcianos (de A Guerra dos Mundos) entre muitos, muitos outros.

Black Dossier, um dos volumes da série, mas que não tem ligação direta com a narrativa principal, apresenta, por meio de histórias em quadrinhos, mas também em textos, ilustrações, um vinil de 45 rotações com músicas “antigas” inventadas por Moore e até usando recursos de 3D (a versão original da obra traz um daqueles óculos de papel com lentes de celofane azul e vermelho), a história de alguns dos participantes das diversas Ligas que já existiram, da Rainha Gloriana (do poema do século XVI The Faerie Queene), a Próspero (de A Tempestade, de Shakespeare) e Orlando (da lenda medieval).

Uma das coisas interessantes de Black Dossier é a brincadeira que Moore faz entre a nossa realidade e a ficcional, já que nós, os leitores, temos contato com os ‘arquivos’ do dossiê a partir do momento que uma das protagonistas da Liga, Mina Murray (de Drácula), os lê. Ou seja, são histórias dentro de uma história, uma estrutura semelhante a de As Mil e Uma Noites.

loeg-orlando

O milenar Orlando também faz parte da Liga Extraordinária

The Black Dossier foi a última graphic novel que Moore publicou pela DC/Wildstorm, em 2007, antes da relação entre editora e autor azedar de vez. Após os direitos do álbum voltaram para Moore e O’Neill, uma nova versão da obra saiu pela editora inglesa Knockabout, em 2012.

O que esperamos na edição brasileira é que o caráter multimídia de Black Dossier seja mantido pela Devir. Apenas dessa forma será possível ter contato com o rico manancial de referências à cultura e à literatura que Moore encaixa em sua obra das mais diversas, e criativas, formas.

Outros volumes da série da Liga Extraordinária são:

Liga Extraordinária Volume I

Liga Extraordinária Volume II

Liga Extraordinária Volume III – Século XX

Nemo: Coração de Gelo

Nemo: The Roses of Berlin

Nemo: River of Ghosts (estes dois últimos ainda não publicados no Brasil)

Deixe o seu comentário

1 Comentário

  1. Ivalene disse:

    Great – I should undoubtedly articulate I’m impressed with your website. I had no agitate navigating through all tabs as anyway as interconnected in sequence. The site defunct in the lead heart correctly starrghtforwaid to access. Polite job..

Deixe o seu comentário!

Sobre Nós

Literatura, séries, teatro, cinema e quadrinhos, todos reunidos num mesmo balaio. Essa é a proposta deste site, transitar entre a arte e a diversão sem preconceitos, oferecendo aos nossos leitores informações, análises e reflexões da cultura que ressoa nas estantes, prateleiras, telas e palcos.
Em Balaio Pop o leitor encontra notícias, resenhas e críticas do multifacetado universo onde o clássico e o pop encontram sua sintonia perfeita.

Busque no site

© 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
CRIADO POR: MARCELO SHINA