Lista do Eisner tem brasileira, Batman, Ultimate Spider-Man e muito Tom King

28 de julho de 2025

Todo ano é a mesma coisa. Junto com os vencedores do prêmio Eisner tem aquele efeito manada: a procura pelos quadrinhos lembrados pela premiação aumenta.
Não sem razão o Eisner é chamado de ‘Oscar’ da indústria de quadrinhos. Os dois jogam luz, com mérito ou não, sobre obras nem sempre tão lembradas.
A lista desta edição do Eisner, divulgada em 26 de julho, segue abaixo.
A brasileira Bilquis Evely foi lembrada como Melhor Desenhista, por Helen of Wyndhorn (Dark Horse). Nick Dragotta, que desenha o insano Absolute Batman (DC), também aparece na mesma categoria.
O arroz de festa (e ex-agente da CIA!) Tom King, além de ganhar como Melhor Roteirista, teve diversas HQs suas listadas, como a própria Helen of Wyndhorne e Wonder Woman, essa última como Melhor Série Contínua. Nessa mesma categoria, Detective Comics, por Ram V, Tom Taylor, também aparece.
A DC Comics, aliás, se deu bem na edição, abocanhando cinco premiações.
Entre os lembrados da Marvel temos Quarteto Fantástico e Ultimate Spider-Man, este último do Jonathan Hickman e Marco Checchetto.

Melhor História Curta
“Anything Sinister,” por Ross Murray, em NOW #13 (Fantagraphics)
“Day 1703,” por Chris Ware, em Smoke Signal #43 (Desert Island)
“Pig” por Stacy Gougoulis, em NOW #13 (Fantagraphics)
“Spaces,” por Phil Jimenez, em DC Pride 2024 #1 (DC)
“Water I’ve Loved: Moving Day” por Pam Wye, na revista MUTHA
“You Cannot Live on Bread Alone” por Kayla E., em NOW #13 (Fantagraphics)

Melhor Edição Única/One-Shot
Abortion Pill Zine: A Community Guide to Misoprostol and Mifepristone por Isabella Rotman, Marnie Galloway, e Sage Coffey (Silver Sprocket)
Ice Cream Man #39: “”Decompression in a Wreck, Part One,” por W. Maxwell Prince e Martin Morazzo (Image Comics)
PeePee PooPoo #1, por Caroline Cash (Silver Sprocket)
Sunflowers, por Keezy Young (Silver Sprocket)
Unwholesome Love, por Charles Burns (co-publicado com Partners and Son)
The War on Gaza, por Joe Sacco (Fantagraphics)

Melhor Série Contínua
The Department of Truth, por James Tynion IV e Martin Simmonds (Image)
Detective Comics: Detective Comics, por Ram V, Tom Taylor, Riccardo Federici, Stefano Raffaele, Javier Fernandez, Christian Duce, March, e Mikel Janín (DC)
Fantastic Four, por Ryan North, Carlos Gomez, Ivan Fiorelli, e outros (Marvel)
Santos Sisters, por Greg & Fake, Graham Smith, Dave Landsberger, e Marc Koprinarov (Floating World)
Ultimate Spider-Man, por Jonathan Hickman e Marco Checchetto (Marvel)
Wonder Woman, por Tom King e Daniel Sampere (DC)

Melhor Série Limitada
Alan Scott: The Green Lantern, por Tim Sheridan e Cian Tormey (DC)
Animal Pound, por Tom King e Peter Gross (BOOM! Studios)
The Deviant, por James Tynion IV e Joshua Hixson (Image)
Helen of Wyndhorn. por Tom King e Bilquis Evely (Dark Horse)
Rare Flavours, por Ram V e Filipe Andrade (BOOM! Studios)
Zatanna: Bring Down the House, por Mariko Tamaki e Javier Rodriguez (DC)

Melhor Nova Série
Absolute Batman, por Scott Snyder e Nick Dragotta (DC)
Absolute Wonder Woman, por Kelly Thompson e Hayden Sherman (DC)
Minor Arcana, por Jeff Lemire (BOOM! Studios)
The Pedestrian, por Joey Esposito e Sean Von Gorman (Magma Comix)
The Power Fantasy, por Kieron Gillen e Caspar Wijngaard (Image)
Uncanny Valley, por Tony Fleecs e Dave Wachter (BOOM! Studios)

Melhor Publicação para Leitores Iniciantes
Bog Myrtle, por Sid Sharp (Annick Press)
Club Microbe, por Elise Gravel, traduzido por Montana Kane (Drawn & Quarterly)
Hilda and Twig Hide from the Rain, por Luke Pearson (Flying Eye)
Night Stories, por Liniers (Astra Books)
Poetry Comics, por Grant Snider (Chronicle Books)

Melhor Publicação para Crianças
How It All Ends, por Emma Hunsinger (Greenwillow/HarperCollins Early Readers)
Next Stop, por Debbie Fong (Random House Graphic/Random House Children’s Books)
Plain Jane and the Mermaid, por Vera Brosgol (First Second/Macmillan)
Weirdo, por Tony Weaver Jr. e Jes & Cin Wibowo (First Second/Macmillan)
Young Hag and the Witches’ Quest, por Isabel Greenberg (Abrams Fanfare)

Melhor Publicação para Adolescentes
Ash’s Cabin, por Jen Wang (First Second/Macmillan)
Big Jim and the White Boy, por David F. Walker e Marcus Kwame Anderson (Ten Speed Graphic)
The Deep Dark por Molly Knox Ostertag (Scholastic)
The Gulf, por Adam de Souza (Tundra)
Lunar New Year Love Story, por Gene Luen Yang e LeUyen Pham (First Second/Macmillan)
Out of Left Field, por Jonah Newman (Andrews McMeel)

Melhor Publicação de Humor
Adulthood is a Gift! por Sarah Andersen (Andrews McMeel)
Forces of Nature, por Edward Steed (Drawn & Quarterly)
Kids Are Still Weird: And More Observations from Parenthood, por Jeffrey Brown (NBM)
A Pillbug Story, por Allison Conway (Black Panel Press)
Processing: 100 Comics That Got Me Through It, por Tara Booth (Drawn & Quarterly)

Melhor Antologia
EC Cruel Universe, editado por Sierra Hahn e Matt Dryer (Oni Press)
Godzilla’s 70th Anniversary, editado por Jake Williams e outros (IDW)
Now: The New Comics Anthology #13, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
Peep #1, editado por Sammy Harkham e Steve Weissman (Brain Dead/Kyle Ng)
So Buttons #14: “Life and Death,” por Jonathan Baylis e vários artistas (So Buttons Comix)

Melhor Trabalho Baseado em Fatos Reais
Djuna, por Jon Macy (Street Noise Books)
The Heart That Fed: A Father, a Son, and the Long Shadow of War, por Carl Sciacchitano (Gallery 13/S&S)
The Mythmakers: The Remarkable Fellowship of C. S. Lewis & J. R. R. Tolkien, por John Hendrix (Abrams Fanfare)
The Puerto Rican War: A Graphic History, por John Vasquez Mejias (Union Square)
Suffrage Song: The Haunted History of Gender, Race, and Voting Rights in the U.S., por Caitlin Cass (Fantagraphics)

Melhor Graphic Memoir
Degrees of Separation: A Decade North of 60, por Alison McCreesh (Conundrum)
Feeding Ghosts: A Graphic Memoir, por Tessa Hulls (MCD/Farrar, Straus & Giroux)
The Field, por David Lapp (Conundrum)
I’m So Glad We Had This Time Together: A Memoir, por Maurice Vellekoop (Pantheon)
Something, Not Nothing: A Story of Grief and Love, por Sarah Leavitt (Arsenal Pulp Press)

Melhor Graphic Album—Novo
Final Cut, por Charles Burns (Pantheon)
Lunar New Year Love Story, por Gene Luen Yang e LeUyen Pham (First Second/Macmillan)
My Favorite Thing Is Monsters Book Two, por Emil Ferris (Fantagraphics)
Sunday, por Olivier Schrauwen (Fantagraphics)
Victory Parade, por Leela Corman (Pantheon)

Melhor Graphic Album—Reimpressão
Breaking the Chain: The Guard Dog Story, por Patrick McDonnell (Abrams ComicArts)
Lackadaisy, vols. 1–2, por Tracy J. Butler (Iron Circus)
The One Hand and The Six Fingers, por Ram V, Dan Watters, Laurence Campbell, e Sumit Kumar (Image)
Rescue Party: A Graphic Anthology of COVID Lockdown, editado por Gabe Fowler (Pantheon)
Seattle Samurai: A Cartoonist’s Perspective of the Japanese American Experience, por Kelly Goto e Sam Goto (Chin Music Press)
UM Volume One, por buttercup (Radiator Comics)

Melhor Adaptação de Outra Mídia
Thomas Piketty’s Capital & Ideology: A Graphic Novel Adaptation, por Clare Alot e Benjamin Adam (Abrams ComicArts)
The Hidden Life of Trees, por Peter Wohlleben, adaptado por Benjamin Flao e Fred Bernard (Greystone)
The Road, por Cormac McCarthy, adaptado por Manu Larcenet (Abrams)
Winnie-the-Pooh, por A. A. Milne, adaptado por Travis Dandro (Drawn & Quarterly)
The Worst Journey in the World, Volume 1: Making Our Easting Down, por Apsley Cherry-Garrard, adaptado por Sarah Airriess (Iron Circus)

Melhor Edição Americana de Material Internacional
All Princesses Die Before Dawn, por Quentin Zuttion (Abrams ComicArts)
The Jellyfish, por Boum, traduzido por Robin Lang e Helge Dascher (Pow Pow Press)
Mothballs, por Sole Otero; traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics)
Return to Eden, por Paco Roca; traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics)
Sunday, por Olivier Schrauwen (Fantagraphics)

Melhor Edição Americana de Material Internacional—Ásia
Ashita no Joe: Fighting for Tomorrow, por Asao Takamori e Tetsuya Chiba, traduzido por Asa Yonola (Kodansha)
Hereditary Triangle, por Fumiya Hayashi, traduzido por Alethea e Athena Nibley (Yen Press)
Kagurabachi, vol. 1, por Takeru Hokazono, traduzido por Camellia Nieh (VIZ Media)
Last Quarter, vol. 1, por Ai Yazawa, traduzido por Max Greenway (VIZ Media)
Search and Destroy vol. 1, por Atsushi Kaneko, baseado na obra de Osamu Tezuka; traduzido por Ben Applegate (Fantagraphics)
Tokyo These Days, vols. 1–3, por Taiyo Matsumoto, traduzido por Michael Arias (VIZ Media)

Melhor Coleção/Projeto de Arquivo—Tiras
All In Line, por Saul Steinberg (New York Review Books)
Frank Johnson, Secret Pioneer of American Comics, vol. 1, editado por Chris Byrne e Keith Mayerson (Fantagraphics)
Stan Mack’s Real-Life Funnies: The Collected Conceits, Delusions, and Hijinks of New Yorkers from 1974 to 1995, por Stan Mack, editado por Gary Groth (Fantagraphics)
Thorn: The Complete Proto-BONE Strips 1982–1986, and Other Early Drawings, por Jeff Smith (Cartoon Books)

Melhor Coleção/Projeto de Arquivo—Comic Books
The Complete Web of Horror, editado por Dana Marie Andra (Fantagraphics)
David Mazzucchelli’s Batman Year One Artist’s Edition, por Frank Miller e David Mazzucchelli, editado por Scott Dunbier (IDW)
DC Comics Style Guide (Standards Manual)
The Farewell Song of Marcel LaBrume, por Attilio Micheluzzi, editado por Gary Groth e Conrad Groth (Fantagraphics)
Wally Wood from Witzend: Complete Collection, comentário por J. David Spurlock (Vanguard)
X-Men: The Manga Remastered, vol. 1, editado por Glenn Greenberg e outros (VIZ Media)

Melhor Periódico/Jornalismo Relacionado a Quadrinhos
The Beat, editado por Heidi MacDonald e outros
ICv2: The Business of Pop Culture, editado por Milton Griepp, icv2.com
INKS, The Journal of the Comics Studies Society, editado por Susan Kirtley (Ohio State University Press)
SOLRAD: The Online Literary Magazine for Comics, editado por Daniel Elkin, www.solrad.co (Fieldmouse Press)
Zdarsky Comics News, editado por Allison O’Toole (Chip Zdarsky)

Melhor Livro Relacionado a Quadrinhos
American Comic Book Chronicles: 1945-49, por Keith Dallas, John Wells, Richard Arndt, e Kurt Mitchell (TwoMorrows)
Kate Carew: America’s First Great Woman Cartoonist, por Eddie Campbell com Christine Chambers (Fantagraphics)
Q&A, por Adrian Tomine (Drawn & Quarterly)
Reading Love and Rockets, por Marc Sobel (Fantagraphics)
Tell Me a Story Where the Bad Girl Wins: The Life and Art of Barbara Shermund, por Caitlin McGurk (Fantagraphics)
Walt Disney’s Donald Duck: The Ultimate History, editado por Daniel Kothen Schulte com texto por David Gerstein e J. B. Kaufman (TASCHEN)

Melhor Trabalho Acadêmico/Erudito
Comics and Modernism: History, Form, and Culture, editado por Jonathan Najarian (University Press of Mississippi)
Drawing (in) the Feminine: Bande Dessinée and Women, editado por Margaret C. Flinn (Ohio State University Press)
From Gum Wrappers to Richie Rich: The Materiality of Cheap Comics, por Neale Barnholden (University Press of Mississippi)
Petrochemical Fantasies: The Art and Energy of American Comics, por Daniel Worden (Ohio State University Press)
Singular Sensations: A Cultural History of One-Panel Comics in the United States, por Michelle Ann Abate (Rutgers University Press)

Melhor Design de Publicação
Bill Ward: The Fantagraphics Studio Edition, design por Kayla E. (Fantagraphics)
Brian Bolland: Batman The Killing Joke and Other Stories & Art, Gallery Edition, design por Josh Beatman (Graphitti Designs)
David Mazzucchelli’s Batman Year One Artist’s Edition, design por Chip Kidd (IDW)
One Bite at a Time, design por Ryan Claytor (Elephant Eater Comics)
Scott Pilgrim 20th Anniversary Color Hardcover Box Set, design por Patrick Crotty (Oni Press)
Walt Disney’s Donald Duck: The Ultimate History, design por Anna-Tina Kessler (TASCHEN)

Melhor Comic Digital
The Beauty Salon, baseado na novela de Mario Bellatin, adaptado por Quentin Zuttion; traduzido por M. B. Valente (Europe Comics)
Beyond the Sea, por Anaïs Flogny; traduzido por Dan Christensen (Europe Comics)
Gonzo: Fear and Loathing in America, por Morgan Navarro; traduzido por Tom Imber (Europe Comics)
My Journey to Her, por Yuna Hirasawa (Kodansha)
The Spider and the Ivy, por Grégoire Carle; traduzido por M. B. Valente (Europe Comics)

Melhor Webcomic
The Accidental Undergrad, por Christian Giroux, (Fieldmouse Press)
Life After Life, por Joshua Barkman,(False Knees)
Motherlover, por Lindsay Ishihiro, (Iron Circus)
Practical Defence Against Piracy, por Tony Cliff,
Rigsby WI, por S. E. Case, (Iron Circus)

Melhor Roteirista
Tom King, Archie: The Decision (Archie); Animal Pound (BOOM! Studios); Helen of Wyndhorn (Dark Horse); Jenny Sparks, The Penguin, Wonder Woman (DC)
Ram V, Rare Flavours (BOOM! Studios); Dawnrunner (Dark Horse); The One Hand (Image); Universal Monsters: Creature from the Black Lagoon Lives! (Image Skybound)
Kelly Thompson, Absolute Wonder Woman, Birds of Prey (DC); Scarlett (Image Skybound); Venom War: It’s Jeff #1 (Marvel)
James Tynion IV, Something Is Killing the Children, Wynd (BOOM! Studios); Blue Book, The Oddly Pedestrian Life of Christopher Chaos (Dark Horse); Spectregraph (DSTLRY); The Department of Truth, The Deviant, WORLDTR33 (Image)
Gene Luen Yang, Lunar New Year Love Story (First Second/Macmillan)

Melhor Escritor/Artista
Charles Burns, Kommix (Fantagraphics); Final Cut (Pantheon); Unwholesome Love (co-publicado com Partners & Son)
Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters Book Two (Fantagraphics)
Jon Macy, Djuna (Street Noise Books)
Paco Roca, Return to Eden (Fantagraphics)
Olivier Schrauwen, Sunday (Fantagraphics)
Maria Sweeney, Brittle Joints (Street Noise Books)

Melhor Desenhista/Arte-Finalista ou Equipe de Desenhista/Arte-Finalista
Filipe Andrade, Rare Flavours (BOOM! Studios)
Nick Dragotta, Absolute Batman (DC)
Bilquis Evely, Helen of Wyndhorn (Dark Horse)
Manu Larcenet, The Road (Abrams ComicArts)
Javier Rodriguez, Zatanna: Bring Down the House (DC)
LeUyen Pham, Lunar New Year Love Story (First Second/Macmillan)

Melhor Pintor/Artista Multimídia
Frederic Bremaud e Federico Bertolucci, Donald Duck: Vacation Parade (Fantagraphics)
Leela Corman, Victory Parade (Pantheon)
Benjamin Flao, The Hidden Life of Trees (Greystone)
Merwan, Aster of Pan (Magnetic Press)
Eduardo Risso, The Blood Brothers Mother (DSTLRY)
Maria Sweeney, Brittle Joints (Street Noise Books)

Melhor Artista de Capa
Juni Ba, The Boy Wonder (DC); Godzilla Skate or Die, TMNT Nightwatcher e outros (IDW)
Evan Cagle, Dawnrunner (Dark Horse), New Gods, Detective Comics
Bilquis Evely, Animal Pound (BOOM!); Helen of Wyndhorn (Dark Horse)
Tula Lotay, Helen of Wyndhorn #1, Count Crowley: Mediocre

Leia Também

Bone, de Jeff Smith: tão bom quanto leitura de infância

Asterix, Tintim. Quando era criança, e absorvia por todos os poros as aventuras em quadrinhos do jornalista belga e dos irredutíveis gauleses, não era difícil

A CCXP virou um shopping de cultura nerd?

Uma cena da CCXP: em frente ao elevador, aglomera-se uma multidão. Levantam celulares, uns por cima das cabeças dos outros, cada um tentando achar uma

Política e quadrinhos: ser ‘isentão’ não te redime da miséria à sua volta

“Será que vem aqui o Dória querer censurar algo?”. Essa dúvida/provocação/preocupação deu o tom do debate de um dos painéis mais necessários da CCXP, ‘Não

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *