Brian Michael Bendis chegou chutando a porta na DC Comics. O escritor, durante mais de 15 anos referência na Marvel e recentemente contratado pela Distinta Concorrência, anunciou na Forbes que passará a ser responsável pelos destinos do personagem-símbolo da editora, Superman.
Sua primeira história com a ‘Azulão’ será no número 1000 de Action Comics, uma edição comemorativa que vai trazer novidades bombásticas ao herói. Na sequência, ele escreve uma das histórias do especial DC Nation #0, com arte do lendário José Luis García-López.
O primeiro título de Bendis com Superman será a minissérie semanal, em seis edições, chamada Man of Steel. De acordo com o escritor, o título terá “os melhores artistas que a DC possui”. E pode ser verdade: além do brasileiro Ivan Reis, Evan “Doc” Shaner, Ryan Sook, Kevin Maguire, Adam Hughes e Jason Fabok.

O interessante é que Man of Steel também foi o nome da minissérie, escrita por John Byrne, que deu início à reformulação do Superman nos anos 80, depois de Crise nas Infinitas Terras, saga que promoveu uma mudança geral no universo ficcional da editora.
Depois disso, Bendis assume os dois títulos do personagem: Superman, relançado a partir do número 1 em 11 de julho, e focado na ação e no herói; e Action Comics, a partir do número 1001, em 25 do mesmo mês, que vai abordar a vida de Clark Kent em Metrópolis. O escritor, aliás, quer que a cidade volte a ter tanta personalidade quanto outra cidade fictícia, Gotham City.
A ideia de Bendis é apresentar novos aliados e vilões, mas, ao mesmo tempo, voltar ao básico do personagem, inclusive dando novo peso ao famoso lema de Superman, que luta por “verdade, justiça e o estilo de vida americano”. O escritor falou sobre o potencial do personagem: “Acho que é o momento de o Superman nos dar a esperança que sempre esperamos dele. E é ótimo escrever um personagem que exala esperança num momento em que as pessoas precisam desse sentimento mais do que nunca”.
Outros projetos – Projetos autorais de Bendis, como o universo Jinxworld, que inclui a série Powers, também passarão a ser abrigadas pela DC. Esse material poderá ser reimpresso no formato de encadernados, digital e ter novas edições.
Mais interessante ainda, o escritor será curador, e vai escrever títulos, de um novo selo da DC, ainda sem nome, que vai enfocar heróis já estabelecidos da editora e novas criações de Bendis. “Estou feliz em dizer que vou colocar alguns dos meus personagens favoritos da DC de todos os tempos em situações únicas. Não poderia estar mais animado”, esclareceu.