Depois de um “plano infalível” malogrado, os quatro personagens principais da Turma da Mônica se veem obrigados a enfrentar, sozinhos, seus próprios desafios e dilemas.
Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão vivendo uma experiência que transcende o universo de brincadeiras e aventuras. Esse é o ponto de partida de Lições, graphic novel dos irmãos Vitor e Lu Caffagi, que, preservando a essência dos personagens, expande o universo da turma numa narrativa singela e madura sobre o valor da amizade.
O conflito surge quando os quatro amigos – inseparáveis principalmente nas brigas – cometem um erro grave na escola e se veem obrigados a enfrentar as consequências de seus atos. Sem abandonar as características clássicas que tão bem definem cada um dos quatro integrantes da trupe, Lições tece uma breve jornada de amadurecimento a partir de uma situação trivial da infância.
Muitas vezes por meio de flashbacks, os irmãos trazem à tona dilemas como separação, bullying e deslocamento do indivíduo.
Alinhavando diálogos bem escritos com a leveza de um traço singelo que fala mais do que muitas palavras, os irmãos Cafaggi resgatam a nostalgia (algumas vezes melancólica) de algumas experiências da infância às quais nem os mais levados, como é o caso de Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, escapam.