Estúdio rompe com artista brasileiro da DC depois de comentário sobre estupro

29 de maio de 2016

“O que acontece se os 30 estupradores da menina alegaram (sic) que são mulheres?

Segundo a ideologia de gênero dos esquerdistas, uma pessoa é o que sente, e sua biologia não importa. A sociedade é obrigada a aceitar essa decisão, senão é fascismo!

Como a Justiça irá julgar o caso de uma mulher que foi violentada por 30 outras mulheres?

Fiquei curioso agora.”

Esse foi o comentário que Allan Goldman, desenhista brasileiro que trabalha eventualmente para a DC Comics, fez em sua página do Facebook, no último dia 27, em função do recente estupro coletivo de uma menina em um morro do Rio de Janeiro.

Como consequência, o estúdio Chiaroscuro, que representa o artista nos EUA, decidiu romper o contrato com Goldman.

Veja abaixo a nota do estúdio.

“Aos nossos fãs e amigos,

O mais recente caso de violência contra a mulher nos encheu de tristeza e indignação.

Cabe a nós defender, valorizar e apoiar as mulheres, a comunidade LGBT e todas as minorias e causas que representam uma luta pela justiça, liberdade e igualdade, que entendemos como questões que são mais profundas que a simples polarização política.

A apologia e banalização da violência e da discriminação não cabem mais na sociedade e tampouco em nossa empresa.

Por esse motivo e à luz dos recentes acontecimentos que acabam de chegar ao nosso conhecimento, decidimos encerrar o relacionamento com artistas não alinhados com valores que, para nós, são absolutamente inegociáveis.

‪#‎NãoÀCulturaDoEstupro e que nossa sociedade seja cada vez mais justa, igualitária e inclusiva.

Direção e artistas da Chiaroscuro Studios.”

Goldman, que ostenta em sua foto na rede social o apoio ao ultradireitista Jair Bolsonaro, respondeu assim à sua demissão:

“Estou sendo vítima de censura. Se você leu meu post, verá que não faço apologia à violência muito menos ao estupro. Aliás, o estupro nem era o objeto do meu questionamento. Eu fiz uma crítica à ideologia de gênero. Levantei uma questão sobre a relativização moral e judicial que poderiam advir da ideologia de gênero.

Insinuar que eu fiz apologia à violência ou ao estupro é de uma má-fé tremenda. O que acontece é que estou sendo vitimado por uma gangue de “Social Justice Warriors” que não sabem lidar com a opinião alheia, agridem seus opositores da maneira mais baixa e vil possível. No fim o fato de eu ter sido alvo dessa gangue é por causa do meu posicionamento de direita, contra a ideologia de gênero, o socialismo e por eu defender abertamente o candidato à presidência Jair Bolsonaro, que os esquerdistas tanto odeiam.

Aos montes de militantes de esquerda que não sabem o significado de democracia e tentaram me prejudicar fazendo lobby para que eu fosse demitido, digo que fiquem tranquilos pois a Chiaroscuro representava apenas uma parte menor dos meus trabalhos e eu continuarei conseguindo me sustentar sem a ajuda do Deus Estado que eles tanto amam.”

Bom, depois de considerar as ‘explicações’ de Goldman, imagino que esse seja um daqueles casos em que é preferível conhecer apenas a obra (ele desenha bem!), e não o artista.

Leia Também

A CCXP virou um shopping de cultura nerd?

Uma cena da CCXP: em frente ao elevador, aglomera-se uma multidão. Levantam celulares, uns por cima das cabeças dos outros, cada um tentando achar uma

Política e quadrinhos: ser ‘isentão’ não te redime da miséria à sua volta

“Será que vem aqui o Dória querer censurar algo?”. Essa dúvida/provocação/preocupação deu o tom do debate de um dos painéis mais necessários da CCXP, ‘Não

Frank Miller desenha para quem não entendeu: seu Batman é muito político

Frank Miller é um velhinho iconoclasta e adora uma polêmica. Não poderia ser diferente em sua última visita ao Brasil e, pela terceira vez, à

Deixe o seu comentário

Respostas de 6

  1. “imagino que esse seja um daqueles casos em que é preferível conhecer apenas a obra (ele desenha bem!), e não o artista.”

    Temos um Justice Social Warrior aqui em? Quem diria…

    1. O Balaio Pop se orgulha de, sempre que julgar necessário, se posicionar sobre os assuntos que aborda. Como a agência que demitiu o desenhista, temos valores que nos são caros e dos quais não abrimos mão. Não deixamos, porém, como pode ser constatado na matéria, de dar o ‘outro lado’.

      1. +1 on the Hellatones. I put one of each in my Lonestar Special 2×12 and they really opened up the sound compared to the Mesa Shadow, which I’ve heard is equivalent to a 90 watt Vintage 30.Of course, any lower watt speaker will bloom and then breakup at lower volume than its high watt counterpart, so that has to be considered.Karl, I’m cu2s&uio#8r11;what were the Vol and Master Vol settings on the HC-30 for this test? Did you turn down a little for the Blues, since they are lower wattage speakers?

  2. Foi apenas oportuno ao estúdio, só isso. É uma atitude conveniente, comercialmente falando, e ele adotou uma postura que julgou promotora da sua imagem, simples assim. Achar que uma empresa demitiria um funcionário por pensar e expor sua opinião, seja ela qual for (estando ele em seu pleno direito e não vinculando a empresa à sua posição ideológica), por ser correta, “moral” ou “justa” é um tanto simplista, pra dizer o minimo. Esse “altruísmo pleno” não existe num ambiente corporativo e se existe é inconsequente. Eles (provavelmente, espero eu) projetaram a abrangência dessa atitude, os prós e os contras, e lustraram a própria imagem com sua decisão, se promoveram intencionalmente com ela, só isso. Estrategicamente pode não ser ruim, mas é sim muito questionável.

  3. Os valores do “O BALAIO POP” é simplesmente a intolerância! É melhor assumir que são de esquerda e fascistas, não suportam o contrário! Site vergonhoso.

    Goldman merece meu respeito!

    1. Well, it IS a bonus you’re doing well, but that doesn’t make it easier to sit through and study for I know.20 wasn’t a happy change for me either! Something about dropping the ὖteen” made me feel I couldn’t screw up anymore =T…[]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *