Isle of Dogs, uma animação, último filme do consagrado diretor Wes Anderson, recebeu uma recepção calorosa ao abrir a 68ª edição do Festival de Cinema de Berlin, informa o Entertainment Weekly.
Essa é a primeira vez, nos 68 anos de história do evento, que uma animação tem a honra de marcar o início do Festival.
Anderson estava acompanhado por alguns dos atores que participam do longa. Além de colaboradores habituais – como Bill Murray, Jeff Goldblum, Tilda Swinton e Jason Schwartzman -, alguns rostos novos na trupe do cineasta: Bryan Cranston, Greta Gerwig, Liev Schreiber e Koyu Rankin, de 11 anos.
“A maioria dos atores aqui são pessoas com quem trabalhei antes ou amei por anos”, disse Anderson.
Isle of Dogs (Ilha de Cães, em tradução literal) foi desenvolvido em stop motion, mesma técnica utilizada na animação anterior do diretor, o ótimo O Fantástico Senhor Raposo.
No filme, um grupo de cachorros é expulso para uma ilha cheia de lixo por um prefeito tirânico. Um garoto, no entanto, vai fazer de tudo para reaver seu melhor amigo canino. Por meio dessa singela premissa, Anderson afirma que o filme discute muito do que acontece hoje no mundo em termos de ódio ao diferente e autoritarismo.
“Estamos trabalhando neste filme há muito tempo e o mundo começou a mudar o filme. Todos dizíamos: isso parece certo para o momento”, afirma Anderson.
O diretor também demostrou gratidão a alguns dos maiores diretores japoneses de animação: “Há dois diretores que são nossas inspirações. Eles são [Akira] Kurosawa e [Hayao] Miyazaki. [Com] Miyazaki, você tem a natureza e recebe momentos de paz, um ritmo que não é o americano. Isso nos inspirou bastante”.
O filme estreia no Brasil em 14 de junho de 2018.