A Warner escolheu o bairro de Santa Mônica, em Los Angeles, para executar uma ação publicitária diferente para Jogador Nº1, filme que estreia dia 29 de março. No começo desta semana, cartazes que recriam pôsteres de filmes famosos dos anos 60 a 90 – como Clube dos Cinco, Blade Runner, Matrix, Goonies, Rambo e O Gigante de Ferro – foram afixados nas paredes da localidade.
A diferença é que, em vez dos atores que participaram desses filmes, os cartazes são estrelados pelos avatares que os personagens de Jogador Nº1 assumem quando entram no OASIS, a realidade virtual que quase toda a população mundial utiliza no ano de 2044, quando se passa o longa.
Veja abaixo.
No filme, em um futuro próximo o mundo enfrenta crises econômicas e sociais severas, o que aumenta o atrativo do sistema de realidade virtual OASIS, que passa a ser acessado por praticamente toda a população. Antes de morrer, o criador do sistema esconde dentro da realidade virtual pistas para um incrível tesouro: não apenas trilhões de dólares, mas a chave para controlar OASIS. O problema é que essas pistas sempre envolvem referências a músicas, videogames, séries, desenhos animados e filmes antigos, principalmente dos anos 1980. Como se vê, a propaganda por meio da recriação dos pôsteres faz muito sentido.
A divulgação na internet dos cartazes de Santa Mônica foi feita por moradores locais, e não pela Warner.
Além de Tye Sheridan (Wade Watts), o elenco conta com Simon Pegg (Ogden Morrow), Ben Mendelsohn (Nolan Sorrento), Mark Rylance (James Donovan Halliday), T.J. Miller (i-R0k), Hannah John-Kamen (F’Nale Zandor), Olivia Cooke (Samatha Evelyn Cook, Art3mis) e Simone Kirby (Loretta). O filme é dirigido por Steven Spielberg.