A Assírio & Alvin está lançando este mês, em Portugal, uma edição que abarca, num único tomo, a obra poética da autora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e poemas até então desconhecidos do público que integram o espólio da autora, doado em 2010 à Biblioteca Nacional.
Resultado do intenso trabalho de Maria Andresen de Sousa Tavares, filha de Sophia, e Carlos Mendes Sousa, que assinam, respectivamente, o prefácio e a nota, a presente edição compila além da obra completa e parte do espólio, poemas que se encontravam dispersos em revistas, livros coletivos e as Artes Poéticas da autora.
Sempre consciente da dualidade do real, Sophia nunca deixou de perseguir a harmonia em sua criação poética, Nesse sentido, os inéditos que integram o espólio reafirmam a busca do essencial. E é justamente na relação de identidade entre os opostos que a procura pelo equilíbrio mais uma vez é reafirmada, seja ao longo da “noite diurna” seja na imagem do “divino celebrado no terrestre”, como se lê em um dos inéditos da poeta.