A Editora Aleph continua a fazer bonito ao republicar a dar cara nova a clássicos da ficção científica. Dessa vez é Neuromancer, referência cyberpunk de William Gibson, que ganha nova edição, assinada por Pedro Inoue, com ilustrações de Josan Gonzalez, espanhol conhecido por retratar futuros distópicos.
A Aleph já havia publicado o romance seminal de Gibson antes, inclusive uma edição de luxo que celebrava os 30 anos de publicação do livro, que é de 1984.
Neuromancer ganhou os três principais prêmios da ficção científica – Nebula, Hugo e Philip K. Dick – e influenciou diversas mídias: da série de filmes Matrix a mangás como Ghost in The Shell.
No livro, a matrix, uma alucinação coletiva virtual, conecta a todos, menos Case, que, banido, sobrevive como pode nos subúrbios de Tóquio. E continuaria a se destruir se não encontrasse Molly, uma samurai das ruas que o convoca para uma missão da qual depende toda a existência da rede.
O romance de estreia de Gibson é o primeiro volume da chamada Trilogia do Sprawl, que inclui os livros Count Zero e Mona Lisa Overdrive.
A nova edição de Neuromancer chega às livrarias em agosto.