A Editora Aleph, sempre ela, lança em julho Pedra no Céu (Pebble In The Sky), primeiro romance de Isaac Asimov (foi publicado, originalmente, em 1950), autor, entre muitos outros, de ‘Eu, Robô’, e da série de livros da Fundação.
A trama se passa milhares de anos no futuro e a Terra é um planeta radioativo e quase inabitável, ridicularizado pelo poderoso Império Galáctico. E é para esse tempo que Joseph Schwartz, um alfaiate de 62 anos que vive na Chicago de meados do século XX, viaja depois de sofrer um bizarro acidente.
Sem compreender o idioma da época, o sexagenário se torna um estorvo para os cidadãos, principalmente graças a uma rigorosa lei que condena à morte quem completa 60 anos. Schwartz acaba como cobaia do cientista Affret Shekt, que o submete, sem seu consentimento, a experimentos científicos que vão mudar seu corpo e o destino da Terra.
O título do livro se refere ao fato de que, para o Império Galáctico, a Terra seria apenas um pontinho, uma pedra no céu.
Uma coisa interessante é que o Bom Doutor, como Asimov é conhecido pelos fãs, faz com que a história se desenrole no mesmo universo da séries Fundação e dos Robôs.
A ilustração da capa, acima, veio da edição do livro publicada em 1974 e foi criada por Peter Elson, lendário ilustrador britânico de livros de ficção científica e fantasia.