Quem quiser conhecer um pouco mais da vida e obra de Luiz Tatit, professor universitário da USP e músico, uma ótima pedida é ‘Todos Entoam– Ensaios, Conversas e Lembranças’.
Em sua segunda edição, pela Ateliê Editorial, essa versão da obra traz 22 ensaios: um mix das suas reflexões teóricas – incluindo trechos esclarecedores sobre sua influente teoria da canção popular – e de sua trajetória como músico, desde a infância e a adolescência, nas décadas de 1950 e 1960, passando pelos tempos da vanguarda paulista, com o grupo Rumo, até os dias de hoje.
Nessa edição o autor adiciona comentários sobre suas mais recentes realizações musicais e acadêmicas, além de compilar seis novos ensaios sobre semiótica e canção.
Também faz parte do livro uma grande entrevista, feita por interlocutores espalhados pelo mundo: de São Paulo, passando por Lisboa, Buenos Aires, Rio de Janeiro e até Flórida e Holanda.
Tatit segue trajetória, que já é quase uma tradição na USP, de professores que, ao lado da vida acadêmica, abraçam ricas carreiras musicais. É o caso de Paulo Vanzolini, zoólogo falecido de renome internacional e autor de alguns clássicos da MPB, como “Volta por Cima”, e José Miguel Wisnik, que dá aula na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e que já foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira.
Talvez de forma semelhante a este último, e menos do que no caso do primeiro, Tatit usa muito de suas especialidades acadêmicas, linguística e semiótica, em sua produção musical, caracterizada pela riqueza em termos de composição e de arranjo mas, principalmente, pela exploração completa dos sentidos e sonoridades das palavras. Sua tese de livre-docência, por sinal, teve como título ‘Semiótica da canção: fundamentos para uma reconstrução do sentido melódico e linguístico’.
Escute algumas músicas do autor aqui.